Seja bem-vindo
Rondonópolis,20/08/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Adultização: PL votará contra se não houver mudança

cnnbrasil.com.br
Adultização: PL votará contra se não houver mudança

O projeto sobre proteção de crianças e adolescentes em ambientes digitais deve ser analisado nesta quarta-feira (20) na Câmara dos Deputados, mas enfrenta resistência da oposição. O PL 2628, de autoria de Alessandro Vieira, que foi aprovado no Senado em 2022, ganhou destaque após as denúncias do influenciador Felca. A informação é de Isabel Mega no CNN Novo Dia.




O Partido Liberal indica que votará contra a proposta caso não haja mudanças significativas no texto. A principal divergência está na responsabilização das empresas de tecnologia. O partido defende que as punições devem recair sobre os usuários que postam conteúdo impróprio, e não sobre as plataformas digitais.


Pontos de divergência


Outro aspecto controverso do projeto é a criação de um órgão fiscalizador. O texto prevê uma autoridade nacional responsável por fiscalizar o cumprimento da lei em todo o território nacional, com poder para editar normas complementares. Há expectativa de que esse papel possa ser atribuído à Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).


O clima político na Câmara dos Deputados também pode influenciar a votação. A oposição mantém divergências com Hugo Mota, o que resultou em episódios recentes de obstrução no plenário. Na votação de urgência do projeto, parlamentares da oposição questionaram a ausência de votação nominal, que permitiria identificar como votou cada deputado.


O poder executivo demonstra apoio ao projeto há tempos, especialmente pelos órgãos ligados à proteção nas redes sociais. O texto ganhou maior relevância no contexto atual, mas sua aprovação dependerá das negociações entre oposição, relator, presidência da Câmara e base governista nas próximas horas.



Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.