O que une 27 cidades de MT no dia 13 de maio

Existem 27 cidades de Mato Grosso que fazem aniversário nesta terça-feira (13). Dessas, quatro municípios comemoram o aniversário de emancipação política. Embora compartilhem o mesmo dia, cada uma seguiu seu próprio caminho de desenvolvimento.
A coincidência tem explicação histórica, já que a maioria desses municípios foi criada por leis estaduais em anos diferentes, mas com a mesma data oficial de emancipação.
No dia 13 de maio de 1976, foram criados os municípios de São Félix do Araguaia, Pedra Preta e Tangará da Serra.
Dez anos depois, em 13 de maio de 1986, os municípios de Guarantã do Norte, Figueirópolis d’Oeste, Araguaiana e Paranaíta foram emancipados. No entanto, nesses locais, a data não é considerada feriado e não há comemorações oficiais por parte das administrações públicas.
No dia 13 de maio de 1986 surgiram:
- Campinápolis
- Cocalinho
- Vila Rica
- Porto Alegre do Norte
- Terra Nova do Norte
- Itaúba
- Vera
- Nova Canaã do Norte
- Novo Horizonte do Norte
- Peixoto de Azevedo
- Marcelândia
- Sorriso
- Nova Olímpia
- Indiavaí
- Comodoro
- Porto Esperidião
- Reserva do Cabaçal
- Primavera do Leste
- Novo São Joaquim
- Alto Taquari
O simbolismo da data, marcada pela abolição da escravidão. A emancipação seria vista como uma forma de “libertação” dos distritos em relação aos municípios-mãe;
Estratégia política do então governador Júlio Campos, que buscava projeção ao fim de seu mandato. Já Júlio Campos afirma que a escolha da data se deu por razões legais e que a lei exigia que novos municípios fossem criados com pelo menos seis meses de antecedência das eleições, que aconteciam em 15 de novembro na época.
COMENTÁRIOS