Deputados aprovam projeto que monitora redes sociais com IA para prevenir depressão e suicídio

Um projeto de lei que inclui o uso de tecnologia e inteligência artificial (IA) para a detecção precoce de depressão foi aprovado em primeira votação na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, na última quarta-feira (13/08). O objetivo é analisar perfis e postagens nas redes sociais que possam indicar comportamentos depressivos e suicidas dos usuários.
O projeto, de autoria do deputado estadual Dr. João (MDB), atualiza a Política de Diagnóstico e Tratamento da Depressão no Estado. Conforme a proposta, o foco é o público jovem, especialmente crianças e adolescentes.
Apesar do avanço no plenário, o projeto não especifica de que forma o uso da inteligência artificial será implementado na saúde pública e como o monitoramento será feito pelas redes sociais. O texto ainda seguirá para segunda votação no plenário antes de ser encaminhado à sanção do Executivo.
O deputado citou um estudo feito por pesquisadores da Escola de Medicina de Harvard (EUA) e do Centro de Integração de dados e conhecimentos para saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Cidacs/Fiocruz Bahia), que mostrou um crescimento expressivo de casos de suicídio no Brasil, entre os anos de 2011 e 2022.
Segundo o estudo, a taxa de suicídio entre jovens cresceu 6% ao ano no Brasil entre 2011 e 2022. Já as taxas de notificações por autolesões na faixa etária de 10 a 24 aumentaram 29% a cada ano nesse mesmo período.
🔍Análise da IA
Com isso, Dr. João argumentou que o uso da IA pode ser uma solução eficiente na detecção precoce de comportamentos suicidas. Segundo ele, os algoritmos de IA podem ser treinados para identificar padrões em textos, posts em redes sociais, interações digitais e outros meios de comunicação que possam indicar um risco iminente.
Além disso, o parlamentar fez uma análise sobre como a utilização da inteligência artificial, como instrumento de rastreio de atividades suicidas, pode detectar comportamentos depressivos “com maior precisão e agilidade”.
“A implementação deste projeto de lei contribuirá para uma abordagem mais eficaz no combate ao suicídio, ampliando as ferramentas disponíveis para a detecção e apoio a indivíduos em risco”, diz trecho do projeto.
COMENTÁRIOS